Blog

Desativação do Mural da Lusa

Em virtude da pouca utilização de nossos usuários e grande quantidade de spams, desativamos hoje o "Mural da Lusa".

Adeus a Djalma Santos

Djalma Santos

Em 1999, quando lancei o Site Extra-oficial da Portuguesa, a imagem acima foi uma das primeiras que publiquei. É uma foto emblemática, não apenas por ter sido uma das primeiras, mas por retratar o mais vitorioso atleta da história do clube de uma maneira simbólica, comendo a bola. Quando soube de sua morte, tive de interromper uma longa pausa de mais de um ano sem novas publicações para prestar uma pequena homenagem.

Certa vez realizei uma pesquisa no site para escolher o maior jogador da Lusa de todos os tempos, torci muito pelo Djalma, mas Eneas acabou sendo o vitorioso, após vencer Dener no segundo turno. Fiz a pesquisa mais por curiosidade, pois não acredito que se possa comparar jogadores de épocas diferentes e decidir quem foi o "melhor" sem parâmetros concretos. O resultado é extremamente subjetivo e os jogadores mais antigos, principalmente aqueles da época anterior ao videoteipe, entram em grande desvantagem. Por outro lado, os mais jovens, além de estarem mais frescos na memória popular, parecem sempre superatletas, graças a boas edições de vídeo e trilhas sonoras impactantes.

Acredito que uma forma objetiva de análise é comparar números: partidas disputadas, vitórias, gols marcados e, principalmente, títulos. Nestes termos, Djalma Santos foi insuperável. Pela Lusa, disputou 453 partidas e conquistou o bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo. Foi também o único jogador do clube a conquistar um campeonato mundial como titular da seleção brasileira, em 1958, ao fazer uma partida memorável contra a Suécia na final.

Desde então, nenhum outro conseguiu igualá-lo. Craques vieram, mas nenhum conseguiu converter o bom futebol em títulos. Djalma Santos permanece absoluto, como o maior jogador da Lusa de todos os tempos.

Reestruturação e novo layout do Sitedalusa.com

Layout 2012

O Sitedalusa.com está passando por um grande processo de reestruturação e a primeira mudança é novo layout, lançado oficialmente hoje, 14 de outubro.

Desenho de Paulo Batista no concurso Art for Paul McCartney

Desenho de Paulo Batista no concurso Art for Paul McCartney

O nosso torcedor do mês de setembro/2011, Paulo Batista, está participando de um concurso de desenho com votação pelo Facebook e Twitter.

Participe do Mural da Lusa

Megafone

Não deixe de participar do Mural da Lusa, o fórum do torcedor.

Torcida de preto no Canindé

Dia 27, protesto no Canidé. Imagem: Blog do Torcedor da Portuguesa

A torcida da Lusa realizará um protesto no Canindé neste domingo, durante a partida contra o Bragantino.

Web Rádio Lusa em destaque no Globo Esporte

Apesar da derrota na estreia do Paulistão, a Portuguesa conseguiu mostrar nesta matéria do Globo Esporte que existem boas iniciativas no clube, como a da Web Rádio Lusa.

Estamos de volta

Depois de alguns problemas técnicos, que nos deixaram fora do ar no último final de semana, nosso blog está de volta.

Retrospectiva 2010

O Sitedalusa.com selecionou alguns fatos importantes do ano de 2010, que ficou marcado por mais uma 5ª colocação da Portuguesa na Série B do Campeonato Brasileiro.

Morre o ex-atacante Nardo

Da esq. para a dir., Jair da Costa, Didi, Nardo, Servílio e Melão

Leonardo Colella, atacante da Portuguesa na década de 1960, faleceu na manhã desta quinta-feira, 25 de novembro, no Hospital Igesp, em São Paulo.

Sub-categorias

  • Bola de bigode

    Marquinhos Portugal

    Marquinhos Portugal é o autor da coluna "Bola de bigode", publicada no Sitedalusa.com nos anos de 2009 e 2010. Ele é torcedor da Lusa, gosta de rock, música caipira, música portuguesa e bolerões. Joga Playstation II, truco e futebol de botão. Adora escrever (talvez mais do que saiba). Escreve também em seu blog e garante que não é fruto de uma tentativa frustrada de ser craque, afinal, a bola e ele nunca se deram bem, digamos assim...

    Além de escrever para o Blog da Lusa, Marquinhos Portugal teve uma coluna no FutNet e é autor do blog Bola de Bigode.

    Total de artigos:
    32

Arquivo do blog